A importância da água no Brasil e no mundo.

A cada ano que passa, mais notícias sobre água são vistas na mídia. Os temas variam desde desastres naturais, seca em determinadas regiões até contaminação de rios e mananciais e escassez de recursos hídricos, entre outros.

Esse aumento de discussão sobre água não é à toa, uma vez que a água, devido ao papel essencial que exerce em nossas vidas, tem se tornado motivo crescente de preocupação devido ao risco de se tornar um recurso cada vez mais escasso. Muito embora cerca de 70% da superfície terrestre seja composta por água, menos de 3% desse total refere-se à água doce e cerca de 0,3% dessa água doce está disponível em rios e lagos. Por fim, o consumo dessa água disponível está dividido em: 69% para a agricultura, 22% para uso industrial e apenas 9% para consumo humano.

Dentro desse cenário, o Brasil representa um papel essencial no que diz respeito à importância da água. Nosso país possui 12% do total de água doce disponível no mundo. Dessa forma, a divulgação sobre a importância da água e do seu consumo consciente é ainda mais essencial entre os brasileiros. Hoje em dia, não só na indústria na agricultura, mas também no consumo humano diário, veem-se exemplos recorrentes de desperdício e poluição do pouco recurso hídrico que o país possui. Cada um tem seu papel diante dessa situação e é  preciso direcionar cada vez mais esforços em prol dessa conscientização.

A importância da água vai muito além dessas porcentagens. Nosso corpo é composto por cerca de 80% de água e o consumo de água tratada é essencial para conservação da nossa saúde e auxílio na prevenção de doenças. Tal como disse Maurício Cohab, em artigo publicado na revista Meio Filtrante, “vemos todos os dias notícias de pessoas que não têm nada para beber e outras que desperdiçam o que possuem. Tomar consciência das atitudes que tomamos hoje, pode mudar o dia de amanhã”.

Fontes: www.meiofiltrante.com.br e Livro Água Doce