A importância das refeições fracionadas no dia a dia

Quantas refeições você come por dia? Sabia que há várias vantagens em ingerir alimentos a cada três horas? Nutricionistas recomendam que, para ter uma alimentação equilibrada e saudável é importante fracionar suas refeições em 5 ou 6 durante o dia, contemplando café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, e dependendo da hora da janta e da hora de dormir, a ceia.

Dessa maneira, a sensação de saciedade maior, sendo possível reduzir as porções. O metabolismo acelera para queimar as calorias a cada refeição e ajuda a emagrecer. Seu humor melhora, porque os nutrientes no sangue, enviam glicose para o cérebro que produz uma substância chamada serotonina, que também faz com que você melhore seu ânimo.

Seguindo esta dieta, você irá perceber que seu corpo não irá mais sentir fraqueza, tontura e mal-estar, ocasionados pela hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) durante um jejum prolongado, além de dor de estômago, desânimo e mau hálito.

Porém, é importante se atentar ao fato de que as refeições devem ser saudáveis (alimentos integrais, frutas, etc) para garantir todos os benefícios. Consulte uma nutricionista do Mais Saúde para que haja acompanhamento da sua dieta.

Fonte: Vida Saudável

Como prevenir câncer de pele

Não é apenas no verão que você deve ter cuidado com sua pele, principalmente se ela fizer parte dos grupos do fototipo I e II. A incidência dos raios ultravioletas vem aumentando a cada ano em todo o planeta e é preciso evitar exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as seguintes medidas de proteção sejam adotadas, especialmente se já haver histórico da doença na família:

– Usar chapéus, camisetas e protetores solares.

– Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão).

– Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia-a-dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

– Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

– Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

– Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

Fonte: SBD

Os benefícios da romã na sua dieta

Você costuma consumir romã? Pesquisadores da Universidade de Queen Margaret, na Escócia, descobriram que a romã pode trazer muitos benefícios para sua saúde e que deveria ser ingerida com mais frequência, como as outras frutas.

As sementes da fruta são ricas em vitaminas A e E, potássio, ácido fólico, vitamina C, cálcio, ferro, potássio, magnésio, ácido gálico, ácido elágico, entre outras substâncias, além de inibir os movimentos de células cancerosas e a metástase do câncer de próstata.

“Ela também contém punicalagina, um flavonóide responsável pelas propriedades antioxidantes, capaz de reduzir processos inflamatórios presentes na obesidade, cardiopatias, diabetes, celulite e câncer. Essa substância ainda diminui a produção de citocinas pró-inflamatórias, presentes no tecido adiposo, interferindo diretamente na composição corporal.”, aponta a utricionista Luciana Harfenist, diretora da clínica Funcionali.

Fonte: GNT

Ministério da Saúde confirma casos de Zika Vírus no Nordeste

Febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia (dores nas articulações) e exantema maculo-papular (manchas ou erupções na pele com pontos brancos ou vermelhos), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas, estes são os sintomas provocados pelo Zika Vírus, transmitido por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros casos confirmados são no nordeste e há suspeita de que o vírus, identificado pela primeira vez na América Latina, se instalou no país durante a Copa do Mundo.

Apesar de ter sintomas muito semelhantes ao da dengue, febre amarela e chikungunya, o Zika Vírus não é tão letal, sendo tratado como mais um tipo de virose. O uso de paracetamol, sob orientação médica, é indicado para o caso de dores no corpo. Porém,  o Ministério da Saúde orienta que deve-se evitar o uso de ácido acetilsalicílico e drogas anti-inflamatórias devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas.

Fonte: EBC

Quase 25% da população brasileira sofre de hipertensão

É melhor repensar antes de colocar mais um pouco de sal na comida. De acordo com pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 24,8% da população brasileira sofre de hipertensão, principalmente as mulheres.
A pesquisa aponta que quantidade de pessoas com pressão alta aumenta com o avanço da idade e com a diminuição da escolaridade. Sendo Porto Alegre (RS), a capital brasileira com o maior índice de hipertensos, 29,2%.
As doenças crônicas como a hipertensão respondem por 72% das causas de morte na população brasileira, apontou a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Deborah Malta.
“Mais da metade da população de idosos brasileiros tem pressão arterial elevada. A retirada do sal dos alimentos terá impacto fundamental”, afirma Deborah Malta.

Fonte: EBC