Ministério da Saúde confirma casos de Zika Vírus no Nordeste

Febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia (dores nas articulações) e exantema maculo-papular (manchas ou erupções na pele com pontos brancos ou vermelhos), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas, estes são os sintomas provocados pelo Zika Vírus, transmitido por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros casos confirmados são no nordeste e há suspeita de que o vírus, identificado pela primeira vez na América Latina, se instalou no país durante a Copa do Mundo.

Apesar de ter sintomas muito semelhantes ao da dengue, febre amarela e chikungunya, o Zika Vírus não é tão letal, sendo tratado como mais um tipo de virose. O uso de paracetamol, sob orientação médica, é indicado para o caso de dores no corpo. Porém,  o Ministério da Saúde orienta que deve-se evitar o uso de ácido acetilsalicílico e drogas anti-inflamatórias devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas.

Fonte: EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *